28.4.12

Retirar a maquiagem do jeito certo, você sabe?

Oi gente,

Eu sei que fiquei fora por muito tempo, mas agora eu voltei *-*
E eu sei também que tem muita gente que vai dormir com maquiagem, e como mnha mãe sempre diz isso, pois, faz a pele envelheçer... E por causa disso, eu achei um texto bem legal explicando certinho.

Aproveite:

Na preguiça do final do dia, a vontade mesmo é dormir produzida ou simplesmente lavar o rosto com água e sabão. "No entanto, permanecer com a maquiagem na pele pode obstruir os poros e favorecer a formação de irritações, cravos ou acne, o que pode levar ao envelhecimendo precoce da pele", explica a dermatologista Fernanda Casagrande, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Há diversos modos de remover a maquiagem, mas o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea do Rio de Janeiro, afirma que o melhor é usar demaquilante, pois a sua composição é feita para não agredir ou irritar a pele. Confira todos os cuidados com a pele ao retirar a maquiagem e evite complicações.

 

1- É possível retirar a maquiagem apenas com água e sabão?
R.: Não, pode ficar resquícios de maquiagem.
Nota: Somente água e sabão não são suficientes. "O sabonete pode agredir a pele e não remover a maquiagem, principalmente os produtos à prova d?água", explica o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea.

2- Devemos lavar o rosto antes ou depois de aplicar o demaquilante?
R.: Depois, para evitar que a pele resseque
Nota: "Alguns demaquilantes contêm princípios ativos que podem agredir e ressecar a pele, ou então deixá-la muito oleosa", afirma a dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Também é recomendável evitar a lavagem do rosto antes de passar o demaquilante. De acordo com o dermatologista Mario, essa prática fará com que a maquiagem se espalhe e fique borrada, dificultando a limpeza e agredindo mais a pele, já que será necessário esfregar mais vezes.

3- Tônicos faciais são eficazes para remover a maquiagem?
R.: Não, ele deve ser aplicado após a maquiagem ser retirada.
Nota: O tônico facial pode até remover um pouco da maquiagem, mas a sua eficácia é tão baixa que os dermatologistas não o recomendam para esse fim. "O tônico tem o objetivo de higienizar e equilibrar o PH da pele, sendo ideal usá-lo após a limpeza do demaquilante", afirma Mário Chaves.

4- Lenços de bebê também podem ser usados?
R.:Sim, mas apenas para maquiagem leve
Nota: Esses lenços podem ser utilizados, porém não retiram uma maquiagem mais carregada. Segundo a dermatologista Fernanda, o ideal seria usar lenços umedecidos específicos para retirar a maquiagem, com composição própria para esse fim. "Existem diversas opções que possuem até hidratantes", afirma. Ainda assim, deixe esses lenços para retirar a maquiagem do dia a dia e use o demaquilante para limpar a produção pesada.

5- Existe um demaquilante específico para área dos olhos?
R.: Sim, ele evita irritações na área.
Nota: É de extrema importância que usar um demaquilante específico para os olhos. "Eles costumam conter silicone na sua formulação para retirar completamente a maquiagem à prova d'água", explica Fernanda Casagrande. Além disso, os produtos para a área dos olhos são dermatologicamente testados para não causar irritações, devido à fragilidade da pele nessa região. Para aplicar o demaquilante, basta fazer movimentos circulares e depois lavar bem com água.

6- Demaquilantes bifásicos aumentam a oleosidade?
R.: Não, eles apenas mantêm a pele hidratada
Nota: Os demaquilantes bifásicos são compostos por uma parte de demaquilante e a outra parte de óleo ou silicone, com a intenção de retirar a maquiagem pesada e a prova d?água com mais facilidade. "O rosto pode ficar um pouco oleoso no início, mas aos poucos a sensação vai saindo, como se o produto evaporasse, mantendo a hidratação natural e sem estimular o aparecimento de acne", explica Mario Chaves.

7- Qual a diferença entre o demaquilante em gel e o em creme?
R.: O primeiro é indicado para pele oleosa e o segundo para pele seca
Nota: A diferença básica entre os dois produtos é a sua composição. "O demaquilante em creme é mais oleoso e remove a maquiagem pesada, além de ser indicado para peles sensíveis, pois o produto em gel tem um potencial irritante maior", afirma a dermatologista Fernanda. Já os demaquilantes em gel e em loções combatem a oleosidade excessiva - indicados, portanto, para peles com esse problema.

8- O que devemos usar para aplicar o demaquilante?
R.: Algodão
Nota: O desmaquilante deve ser sempre aplicado suavemente e com a ajuda de um algodão, para evitar maiores atritos com a pele. De acordo com os dermatologistas, a fricção de outros materiais - como papel higiênico ou nossas próprias mãos - pode favorecer irritações.

Agora você não vai errar, comentem.!

Beijinhos,
Laise.